Habitação Popular

Ramalhoso, Wellington

Anelli, Renato Luiz Sobral

Instituto de Arquitetura e Urbanismo [IAU]

metrô; planejamento territorial urbano; mobilidade social; transporte urbano; habitação popular

Cohab-SP;habitação;Itaquera;metrô;planejamento urbano;redes de mobilidade;São Paulo;transporte

A pesquisa trata da história da implantação do metrô na região mais populosa da cidade de São Paulo, a Zona Leste, enfatizando a importância da articulação ocorrida entre o projeto de transporte e a construção de conjuntos habitacionais da COHAB-SP (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) no bairro de Itaquera. Apresentamos um panorama sobre as propostas de implantação de um sistema metroviário para São Paulo ao longo do século XX e discutimos o impasse e a definição a respeito do traçado da linha 3-Vermelha (Leste-Oeste), bem como as razões que levaram Itaquera a abrigar a estação terminal. Tratamos da formação histórica de Itaquera e da situação do bairro na passagem da década de 1960 para a década de 1970, período em que atraiu a atenção dos planejadores urbanos. Investigamos e analisamos as medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo para associar os projetos de habitação e transporte, destacando o papel desempenhado pela gestão Olavo Setúbal (1975-1979). Mostramos o raro contexto do período em que COHAB e Metrô fizeram avançar suas obras relacionadas a Itaquera, ambas as companhias impulsionadas pelo financiamento do BNH (Banco Nacional da Habitação), mas ressaltamos os descompassos na implantação dos dois projetos e a incompletude do desenvolvimento do bairro. Discorremos, ademais, sobre as várias singularidades do trecho leste do metrô paulistano.

RAMALHOSO, Wellington; ANELLI, Renato Luiz Sobral. Destino Itaquera: o metrô rumo aos conjuntos habitacionais da COHAB-SP. 2013.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-26042013-105748/pt-br.php >.