Perinstituto De Física [If]Eria

Aranha, Bruno Pereira de Lima

Braga, Marcio Bobik

PROLAM

história da argentina; literatura de viagens

civilização-barbárie;fronteira;história argentina;misiones;relatos de viajantes;século XIX

O presente trabalho consiste numa proposta de análise de relatos realizados por viajantes que, tendo um ponto de partida em comum - Buenos Aires - se dirigiram a Misiones, no nordeste argentino e publicaram entre 1882 e 1898 textos sobre a região. Através desses relatos temos como intuito desenvolver uma maior compreensão sobre a visão que seus autores tinham acerca de Misiones. Um dos pontos norteadores deste trabalho é a transposição da oposição centro versus periferia para um novo espaço: o americano. Ou seja, a posição usada para contrapor a Europa, o "centro civilizado do mundo" em relação à América que seria um lugar que "carecia de civilização", é transportado para esse novo espaço. A partir de então, dentro da própria Argentina temos um centro (Buenos Aires) e uma periferia (aqui representada por Misiones). Nesse novo espaço, essa dicotomia sofreu apropriações e recriações as quais são analisadas no decorrer deste trabalho.

ARANHA, Bruno Pereira de Lima; BRAGA, Marcio Bobik. De Buenos Aires a Misiones: civilização e barbárie nos relatos de viagens realizadas à terra do mate (1882 - 1898). 2014.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/84/84131/tde-14102015-103923/ >.