Cultura Popular, Perinstituto De Física [If]Eria

Instituto de Arquitetura e Urbanismo [IAU]

espaço urbano

cultura contemporânea;espaço urbano;Nova York;Salvador

Estabelecendo similaridades entre fenômenos culturais populares-urbanos emergidos em uma metrópole mundial (Nova York), e em uma metrópole periférica brasileira (Salvador), que se estabelecem a partir de semelhantes relações com a cidade, com a indústria cultural, e com dados políticos e econômicos, procura compreender dinâmicas presentes na produção cultural do atual estágio do capitalismo, caracterizada pela orientação da cultura para a produção de mercadorias. Sendo assim, propõe um estudo comparativo, em que o conteúdo estético é deixado em parênteses, em favor de análises de efeitos materiais, sociais e econômicos, apresentando-se também como uma tentativa de compreensão de lógicas existentes em outras manifestações culturais contemporâneas, além de se apresentar como uma contribuição para reflexões sobre possíveis vínculos entre Arte, Cultura e Cidade.

SANTIAGO, Rodrigo Peronti; SANTOS, Fabio Lopes de Souza. Da periferia ao centro: olhares sobre as transformações na relação entre cultura, economia e política no mundo contemporâneo. 2018.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2018. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/102/102132/tde-26042018-144922/ >.