Baixa Renda

Schoeps, Denise de Oliveira

Leone, Claudio

Faculdade de Medicina [FM]

nutrição da criança (estatísticas e dados numéricos); saúde escolar; antropometria (métodos); transtornos nutricionais (epidemiologia); obesidade; estudos retrospectivos

Estudo transversal do universo de pré-escolares (1544) de creches filantrópicas de Santo André, SP, Brasil, para estimar por antropometria seu crescimento e estado nutricional. Observou-se que o crescimento alcançado no conjunto está acima do referencial CDC/NCHS. Não se encontrou desnutrição, mas sim sobrepeso e obesidade, respectivamente em 16,8 e 10,8% das crianças, com tendência crescente com a idade. Entre os fatores de risco para esta condição encontrou-se o sexo feminino e o peso de nascimento mais elevado. Estes resultados apontam para a presença de uma etapa adiantada de transição epidemiológica nutricional inclusive na população de pré-escolares de baixa renda deste Município.

SCHOEPS, Denise de Oliveira; LEONE, Claudio. Crescimento e estado nutricional de pré-escolares de creches filantrópicas de Santo André:: a transição epidemiológica nutricional no Município 2005.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5141/tde-18082005-145503/ >.