Perinstituto De Física [If]Eria

Bori, Carolina Martuscelli

1989

Instituto de Psicologia [IP]

pré-escolar; interação social (comportamento social); desenvolvimento infantil

desenvolvimento infantil;relações interpessoais;psicologia da criança

Procura identificar grupos formados a partir das ações de crianças na fase pre-escolar e quantificar seus contatos sociais em determinada direção, formas de ação e responsividade. Os ss são 35 crianças de uma classe de pré-escola na periferia de João Pessoa (PB), com idade media de 5 anos e 3 meses. Realiza visitas domiciliares para obter dados sobre as crianças, seus familiares, parceiros e locais de lazer. Observa as crianças na sala e no pátio de recreio, anotando diariamente o lugar escolhido pela criança na mesa e as crianças envolvidas simultaneamente no mesmo brinquedo ou atividade no recreio. Realiza, também, filmagens e gravações na sala de aula para registrar os contatos sociais ocorridos. Os resultados evidenciam a existência de agrupamentos mais ou menos estáveis entre pre-escolares, devido, em parte, as influencias das variáveis sexo, idade, parentesco e vizinhança. Verifica maior ocorrência de contatos sociais iniciados por crianças e dirigidos para outra criança e não para a professora. Os contatos sociais verbais são mais frequentes que outras formas de ação. Conclui que estudos subsequentes sobre o significado dos contatos sociais entre crianças podem auxiliar na compreensão do sistema de valores da criança e a influencia desse sistema no seu comportamento social e acadêmico.

OLIVEIRA, Marinete Madalena de; BORI, Carolina Martuscelli. Contatos sociais de pre-escolares em grupo. 1989.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.