Baixa Renda, Perinstituto De Física [If]Eria

Martucci, Ricardo

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

conjuntos habitacionais; infraestrutura urbana

Os conjuntos habitacionais destinados à população de baixa renda nas cidades brasileiras, têm enfrentado graves problemas decorrentes da falta de atendimento por infra-estrutura urbana e serviços urbanos aos seus ocupantes. Com isto, vemos a degradação de qualidade de vida presente nesses conjuntos localizados, em sua maioria, na periferia das cidades, o que tende a se agravar no decorrer dos próximos anos. Em função desta problemática, busca-se entender como se estrutura o espaço urbano nestas cidades, bem como as possíveis formas de articulação entre os agentes produtores desse espaço, objetivando algumas hipóteses de intervenção: ocupação de vazios urbanos e requalificação urbana, como tendências para o atendimento de infra-estrutura e serviços urbanos aos conjuntos habitacionais de caráter social.

ALENCAR, Danila Martins; MARTUCCI, Ricardo. Consolidação de conjuntos habitacionais de caráter social através de serviços urbanos e infra-estrutura urbana 1999.Universidade de São Paulo, São Carlos, 1999.