Perinstituto De Física [If]Eria

Gallo, Sophia Karlla Almeida Motta

Cuenca, Angela Maria Belloni

Faculdade de Saúde Pública [FSP]

hábitos alimentares (aspectos sociais; aspectos culturais); propaganda (efeitos); televisão; saúde da criança (efeitos); preferências alimentares (aspectos sociais; aspectos culturais); consumo de alimentos (efeitos); estudos transversais

propaganda de alimentos;saúde da criança;sociedade de consumo;televisão;transição nutricional

Trata-se de um estudo qualitativo de corte transversal desenvolvido com escolares de uma escola pública da periferia urbana da cidade de Garanhuns- PE. Teve como objetivo compreender relações entre comportamento alimentar em crianças e a exposição a propagandas de alimentos veiculadas pela televisão. Participaram 27 crianças entre 7 e 9 anos de idade, das 29 matriculadas no início do ano (duas abandonaram a escola), tendo os cuidadores principais (mãe, pai ou avós) como informantes-chave. Cada criança teve oportunidade de responder a um questionário individual, pré-testado e adaptado para a cultura local; fazer um desenho e participar de uma conversa com a pesquisadora. Os familiares narraram práticas e preferências alimentares em diálogo semi-estruturado em horário sugerido e negociado com a direção da escola. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FSP/USP. Pode-se, como resultado, aprofundar a compreensão de como a publicidade diretamente veiculada e indiretamente transmitida- como parte do cenário- de alimentos interfere na culinária familiar e nas opções alimentares das crianças. Neste sentido, o cardápio familiar, com muitas variações, incorpora alimentos veiculados pela televisão com predominância de alimentos processados de baixo valor nutricional sob o aspecto qualitativo (nutrientes). O estudo corrobora os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (2008-2009) que aponta a transição nutricional em crianças como desafio das políticas públicas contemporâneas.

GALLO, Sophia Karlla Almeida Motta; CUENCA, Angela Maria Belloni. Comportamento alimentar e mídia: a influência da televisão no consumo alimentar de crianças do Agreste Meridional Pernambucano, Brasil. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-11042011-084708/ >.