Perinstituto De Física [If]Eria, Projeto Social, Subúrbio

Souza, Mônica Virginia de

Rizek, Cibele Saliba

Escola de Engenharia de São Carlos [EESC]

cidades; uso do solo; processo social

Este projeto destina-se à pesquisa e análise dos processos urbanos da cidade de São Paulo, especificamente da zona leste, que transformaram os subúrbios em periferias, a partir das três primeiras décadas do século XX até os dias de hoje. As dinâmicas de ocupações sócio-territoriais produziram cenários de heterogeneidades nos espaços periféricos da cidade. Dentro desse espaço encontramos peculiaridades urbanas e sociais que tentam nos aproximar da periferia real, demonstrada, em alguns instantes, pelas experiências dos antigos e dos novos moradores. Num primeiro momento os bairros escolhidos para a análise foram Artur Alvim, Vila Ré, cidade Patriarca e cidade A. E. Carvalho. Em seguida pesquisamos, especificamente, a cidade Patriarca e cidade A. E. Carvalho e, por fim, estudamos a ocupação clandestina do Jardim Vila Nova, no bairro Cidade A. E. Carvalho.

SOUZA, Mônica Virginia de; RIZEK, Cibele Saliba. Colonizando a periferia: zona leste da cidade de São Paulo. 2003.Universidade de São Paulo, São Carlos, 2003.