Perinstituto De Física [If]Eria

Carlos, Ana Fani A.

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

geografia humana; geografia; poder

O objetivo deste trabalho é compreender o processo de produção do espaço urbano em Brasília, o qual é produzido pelo Estado de forma planejada, homogênea e normatizada. Como conseqüência disto, ocorre a formação de um espaço político que sefragmenta hierarquicamente. Assim, define-se o espaço urbano de Brasília como um espaço político, hierarquizado e fragmentado. O resultado do trabalho é a reflexão sobre a importância das relações entre poder e espaço para melhor articular eaprofundar o estudo da produção do espaço. A definição apresentada sobre o espaço de Brasília é o fio condutor do método de análise e da construção do trabalho de pesquisa, necessário para a compreensão desse conjunto de relações, desenvolvendo uma análise unitária da produção do espaço a partir dessas três categorias que se interpenetram e se interpõem. A relação entre poder e espaço configura estratégias diferenciadas de apropriação da terra urbana. A articulação das relações de poder entre os agentes da produção do espaço urbano vai determinar o corte histórico e político para a análise dos três momentos, nos quais se articulam políticas sociais e urbanas características desses períodos, definindo os processos sócioespaciais concretos, dialeticamente constituídos (1957 - 1987; 1988 - 1994 e 1995 - 1998). É assim que em Brasília a periferia passa a atrair população, ao se produzir um espaço diferencial - os condomínios privados para média e alta renda -,que requalifica os lugares periféricos, refuncionalizando-os. A periferia deixa de ser área rural ou de proteção ambiental de domínio estatal para ser transformada em áreas para moradia, em oposição à periferia dos assentamentos realizados pelo poder público. Desta maneira contrapõe-se, também, o espaço concebido do projeto do Plano Piloto, ligado ao saber e ao poder estatal, com o espaço produzido, relacionado aos conflitos e contradições da sociedade na luta pelo acesso à cidade.

PENNA, Nelba Azevedo; CARLOS, Ana Fani A. Brasília: do espaço concebido ao espaço produzido - a dinâmica de uma metrópole planejada. 2000.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.