Cultura Popular, Favela, Movimentos Populares

Silva, Thiago de Faria e

Silva, Marcos Antonio da

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

cinema; movimentos sociais urbanos; cultura popular; favelas (história); multimeios

cinema brasileiro;cultura popular;história das favelas;movimentos sociais em audiovisual

Esta dissertação tece uma reflexão sobre dois filmes brasileiros ligados a movimentos sociais em audiovisual: o filme Cinco vezes favela (1962) produzido pelo Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE) e o filme 5x favela, agora por nós mesmos (2010) realizado pela produtora Luz Mágica em parceria com cinco ONGs/OSCIPs atuantes nas favelas cariocas (Cidadela, Cufa, AfroReggae, Observatório de Favelas e Nós do Morro). O trabalho tem como objetivo estudar como os dois filmes constroem, em suas historicidades próprias, uma reflexão estética e política sobre o país e o mundo, partindo das questões das favelas e da cultura popular.

SILVA, Thiago de Faria e; SILVA, Marcos Antonio da. Audiovisual, memória e política: os filmes Cinco vezes favela (1962) e 5x favela, agora por nós mesmos (2010). 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13092012-093106/ >.