Projeto Social

Gomes, Jerusa Vieira

Faculdade de Educação [FE]

sociologia; crianca (sociologia)

Este trabalho investigou a socialização de crianças e jovens em situação de risco, a partir das experiências vividas em programa alternativo de atendimento que privilegiou, em sua atuação, uma abordagem integratica pautada no tripé: família substituta, educação formal e retorno à família de origem. Esta abordagem propiciou a (re)construção de identidades aceitas socialmente, em contraposição às "identidades desacreditadas" inerentes ao estigma que estas crianças e jovens reproduziam por pertencerem a grupos familiares situados abaixo do nível de pobreza. A partir da reconstituição e análise de 10 histórias de vida de jovens do Projeto Santa Clara forma levantadas categorias inerentes à constituição de identidade social que permitiram esboçar um perfil de socialização, apresentando semelhanças e dessemelhanças características deste processo. O referencial teórico e metodológico pautou-se em autores que privilegiaram a construção social do homem, (Bergere Luckman), a mediação realizada pela família (Gomes, Mello), a importância do capital cultural herdadado (Bourdieu) e o estigma (Goffman). Os resultados apontaram para a relevância que assumem as relações pessoais e sociais com os outros na puberdade, na qual comportamentos e atitudes puderam se modificar, quando submetidas ao impacto de medidas socializadoras, adotadas pelo Santa Clara no processo de conduzir jovens em risco ao redimensionamento de seu papel na sociedade.

MORENO, Rosangela da Silva; GOMES, Jerusa Vieira. A socialização de crianças e jovens em situação de risco. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.