Perinstituto De Física [If]Eria

Pacca, Penha Elizabeth Ceribelli

Damiani, Amélia Luisa

Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas [FFLCH]

áreas metropolitanas; espaço urbano (produção); propriedade privada (evolução); legislação urbana; assentamento urbano

O presente trabalho procura compreender a produção e a reprodução do espaço metropolitano, abordando a problemática da evolução da propriedade privada da terra no Brasil e em particular na cidade de São Paulo. A análise constitui na aferição da formação do espaço metropolitano tendo por objeto investigativo três assentamentos irregulares localizados no vetor nordeste do município. Os loteamentos originaram-se em tempos históricos diferentes desenvolvendo processos de formação e apropriação do espaço que foram diversos entre si. A avaliação dos processos das ocupações é analisada por meio da apreciação da vida cotidiana do homem comum. Dois momentos são marcantes no estudo: o cotidiano como momento precípuo para a realização da apropriação do espaço e a reconstrução do espaço urbano por meio das relações sociais e culturais as quais possibilitam a identidade desse espaço, revelando-o como bairro.

PACCA, Penha Elizabeth Ceribelli; DAMIANI, Amélia Luisa. A reprodução do espaço na periferia da metrópole e a lógica da propriedade privada. 2004.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.