Baixa Renda, Favela

Mendes, José Milton Benetti

Instituto de Geociências [IGC]

hidrogeologia; química analítica qualitativa

O município de Campinas está assentado em uma das regiões que mais tem experimentado o crescimento urbano e industrial no Estado de São Paulo, tendo mostrado nos últimos anos um crescimento paralelo de favelas e loteamentos irregulares, sem rede de água e esgoto. A área de estudo, o Jardim São Domingos, loteamento de baixa renda localizado na região Sudoeste do município, encontra-se dividido em 1.618 lotes, sendo que atualmente cerca de 400 estão ocupados por aproximadamente 1.700pessoas. Os efluentes domiciliares são dispostos in situ. Foram instalados na área 10 poços para o monitoramento do nível d'água e coleta de amostras de água para análise de parâmetros físico-quimicos e bacteriológicos. Para a determinação da condutividade hidráulica foram realizados testes de infiltração e slug-tests, além da interpretação de dados obtidos em um teste de bombeamento realizado no poço tubular que abastece bairro. Todos os testes indicaram valores de condutividade hidráulica variando principalmente entre '10 POT.-7'e '10 POT.-6' m/s. Os mapas potenciométricos apresentaram direções de fluxo que indicam o lago do bairro como área de descarga local e baixos gradientes hidráulicos, que não sofreram variações significativas durante o período monitorado. As velocidades da água subterrânea variaram de 6,3.'10 POT.-7' a 1,68.'10 POT.-6' m/s (0,005 a 0,145 m/d, respectivamente). Os resultados dos parâmetros físico-químicos analisados não indicaram contaminação da água subterrânea.

FERREIRA, Luciana Martin Rodrigues; MENDES, José Milton Benetti.A prática de disposição de efluentes domiciliares in situ e os impactos nas águas subterrâneas. Estudo de caso: município de Campinas, São Paulo. 1999.Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/44/44133/tde-07102014-080857/pt-br.php >.