Perinstituto De Física [If]Eria, Projeto Social

Stücker, Ananda

Hamburger, Esther

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

televisão (aspectos sociais; análise do discurso); seriado (gênero)

cinema brasileiro;periferia;representação;seriados;televisão

Esta dissertação dedica-se à análise das séries televisivas brasileiras Cidade dos Homens (2002-2005) e Antonia (2006-2007), tomadas aqui como obras privilegiadas para se debater o lugar simbólico que a periferia adquire no universo audiovisual e na dinâmica social atual. Interessa particularmente compreender como tais programas se colocam perante as assimetrias de poder, a dominação e a desigualdade social, abordando as implicações éticas, estéticas e políticas da representação. Destaca-se padrões e divergências entre os projetos, localizando-os num repertório cinematográfico e televisivo e interpretando-os dentro do campo de tensões sociais contemporâneas.

STÜCKER, Ananda; HAMBURGER, Esther. A periferia nos seriados televisivos Cidade dos Homens e Antonia. 2009.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-30112010-151855/pt-br.php >.