Subúrbio

Menezes, Enrique Valarelli

Lacerda, Marcos Branda

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

música popular; análise musical; bossa nova; samba

análise musical;bossa nova;João Gilberto;offbeat timing;prosódia;samba;síncopa;timbre

Nesse trabalho procuro examinar as relações de João Gilberto com o samba e com os modos tradicionais do canto brasileiro, particularmente o estilo do samba sincopado. Representante fundamental de um estilo que levou a música brasileira ao centro da indústria cultural, estarei em busca das continuidades e desenvolvimentos que esse estilo promove em relação ao samba feito nos subúrbios das cidades brasileiras em formação. Invertendo a orientação frequentemente biográfica da bibliografia tradicional, estarei em busca das novidades trazidas por João Gilberto no que diz respeito aos parâmetros musicais dos timbres, durações, alturas e intensidades. Longe de desprezar os estudos biográficos já feitos sobre o autor, a estratégia da inversão pretende fomentar um novo ambiente de debate com bases tão sólidas quanto aquelas, no qual se criem condições de dialogar com a bibliografia tradicional por um novo viés: o da musicologia.

MENEZES, Enrique Valarelli; LACERDA, Marcos Branda. A música tímida de João Gilberto. 2012.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07032013-145429/ >.