ACESSAR O MATERIAL TAGS

Favela

Autor(a):

Azevedo, Vinicius Souza de

Orientador(a):

Machado, Regina Stela Barcelos

Ano de publicação:

2011

Unidade USP:

Escola de Comunicações e Artes [ECA]

Assuntos:

arte-educação; escola pública; literatura oral; favelas; aprendizagem; narrativa

Palavras-chave do autor:

aprendizagem significativa;arte;arte de contar estórias;educação;escolas;estórias tradicionais;experiência estética;sistemas complexos

Resumo:

Este estudo propõe uma investigação sobre a importância e a necessidade da presença de um narrador de estórias tradicionais no cotidiano escolar, por meio da apresentação de um relato de experiência, desenvolvida em duas escolas públicas na favela da Maré, no Rio de Janeiro, em 2007. A partir de uma abordagem teórica e estética, a pesquisa trata das estórias tradicionais como obras de arte de tempos muito antigos, que podem redimensionar o desejo e o autoconhecimento de alunos e professores, promovendo situações no cotidiano escolar que propiciam a aprendizagem significativa. A utilização de uma visão sistêmica, em que os diversos elementos de estudo formam um sistema de sistemas, foi a base da construção do trabalho de observação e reflexão sobre as experiências empreendidas e os diversos conceitos articulados a elas, propiciando um olhar cíclico, circular, onde cada elemento é pensado em si e em relação aos outros sistemas. Esses elementos, além das estórias, são o narrador, as escolas, os professores, os alunos, a sala de aula e a Maré. Outros elementos que entram na construção do trabalho são o próprio conceito de aprendizagem significativa, a caracterização das estórias tradicionais e de experiência estética, este último, um conceito fundamental para o entendimento e proposição do trabalho com arte, dentro ou fora da escola.

ABNT:

AZEVEDO, Vinicius Souza de; MACHADO, Regina Stela Barcelos. A aprendizagem significativa e a narração de estórias tradicionais: experiências estéticas em escolas públicas na favela da Maré. 2011.Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-09042012-165208/ >.